Fecomércio SC adere ao programa social de educação Novos Caminhos

O termo de cooperação foi assinado nesta quinta-feira (20) durante a reunião do Conselho de Governança do Movimento, no Sesc Cacupé, em Florianópolis. O programa conta ainda com a adesão da Fiesc, Ministério Público de SC, Tribunal de Justiça, Associação dos Magistrados Catarinense e a OAB/SC. A iniciativa lançada em 2013 é destinada a jovens que vivem sob a tutela do Estado- órfãos, abandonados ou vítimas de violência familiar- e que, ao completar 18 anos, devem sair das casas de acolhimento.  

Confira a galeria de fotos

Para introduzi-los ao mundo do trabalho e oportunizar uma vida digna e cidadã, as entidades disponibilizam orientação profissional, educação básica e educação profissional para os adolescentes e jovens a partir de 14 anos. Ao ingressarem no Programa, os adolescentes são acompanhados individualmente e encaminhados à escolarização, qualificação, profissionalização e atividades complementares. O programa oferece capacitações de iniciação ao mundo do trabalho por meio do IEL, educação profissional no Senai e agora no Senac, além  de complemento da educação básica e educação continuada no Sesi e Sesc.  Após concluírem, os jovens são encaminhados ao mundo do trabalho.

Juntas, as entidades já realizaram mais de 6,5 mil matrículas por meio do programa e 112 jovens foram encaminhados ao mundo de trabalho. O programa trabalha na perspectiva da formação integral, com o desenvolvimento da formação Social (Saber Ser), o aprender conviver (Saber Conviver), aliada à formação técnica (Saber Fazer). Com isso, desenvolve as potencialidades e contribui para a inclusão social destes adolescentes, desenvolvendo habilidades e competências que ampliam as possibilidades de inserção no mundo do trabalho, geração de renda e participação social.

Os esforços das entidades empresariais no aspecto educacional podem levar a educação a outro patamar para que, efetivamente, aumente a produtividade do país e desenvolva jovens com as competências para o século XXI. “Recentemente buscamos lições na Coreia do Sul, país referência em indicadores educacionais, que promoveu um salto na competitividade nas últimas décadas com o modelo de formação educacional, unindo empreendedorismo, inovação e disciplina. Ficamos impressionados com as lições de empreendedorismo e ética ensinadas às crianças a partir dos quatro anos”, afirmou o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Reforma no ensino médio

O novo modelo de ensino médio integral, que está sendo adotado no Brasil, e os reflexos dessa mudança na educação profissional norteou as apresentações do secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, e o diretor de Educação e Tecnologia da CNI, Rafael Lucchesi, que também é diretor geral do SENAI no país.

Leia a matéria completa

Sobre o Sindicato

Sindicato Intermunicipal dos Estabelecimentos de Garagens, Estacionamentos, Limpeza e Conservação de Veículos

  • Endereço:
    Rua Felipe Schmidt, 303 - sala 616, Ed. Dias Velho - Centro
  • CEP: 88010-001
  • Processo: CERSC 1895
  • Telefone(s):(48) 3024-1147
  • Email contato: secretaria@sindepark-sc.com.br
  • Presidente:
    ANDRÉ LUIZ OSTERMANN